5 momentos de higiene das mãos

Com o coronavírus Brasil os cuidados com a higiene pessoal aumentaram. Por exemplo, as pessoas precisam lavar as mãos e fazer a higiene antisséptica das mãos.
Acima de tudo, o uso do álcool em gel está sempre empregado com eficiência até o momento, evitando que o corona vírus se espalhe ainda mais pelo país.
Portanto, a ideia central desse artigo é mostrar como lavar as mãos corretamente e quais são os 5 momentos de fazer higiene das mãos. Acompanhe também o que é o coronavirus e quais sintomas você deve estar atento.
O que é higiene pessoal?
Em primeiro lugar, a higiene pessoal é todo cuidado que as pessoas tomam com o próprio corpo. Por exemplo, fazer higiene das mãos é um tipo de higiene pessoal.
No entanto, o zelo pela própria saúde previne o indivíduo de diversas doenças, inclusive o corona vírus.
Para esclarecer, o hábito de saber como lavar as mãos ganhou destaque nos últimos meses.
Como fazer higiene das mãos?
Pessoas que tiveram contato com corona vírus no Brasil, devem adquirir o hábito de lavar as mãos quando possível ou então fazer a higiene antisséptica das mãos com o uso do álcool em gel.
Para isso foram estabelecidos 5 momentos para fazer higiene das mãos, segundo a Organização Mundial da Saúde.
Apesar da higiene pessoal ser um tema recorrente nas organizações, o número de pessoas adeptas ao ato é de menos de 40%.
Por exemplo, cada um dos 5 momentos de lavar as mãos a pessoa só fizesse em duas oportunidades.
Portanto, com a finalidade de reduzir o contágio do corona vírus as medidas que devem ser tomadas são as seguintes:
- Lavar as mãos utilizando água e sabão (sabonete, detergente, entre outros), fazer a higiene das mãos entre os dedos e enxaguar com água corrente. Por outro lado, quando não estiver disponível o sabão, utilize para higiene antisséptica das mãos, com uso do álcool em gel.
- Em segundo lugar, evite colocar as mãos nos olhos, boca e nariz sem que estejam bem higienizadas (lavadas).
- Evite aglomerações e contato com pessoas a menos de 1,5 metro de distância.
- Caso apresente os sintomas do corona vírus, permaneça de quarentena em casa.
- Limpe e higienize os objetos que tocar com frequência.
Além disso, saber como lavar as mãos e as medidas a serem tomadas para prevenção do corona vírus, também é necessário estar atento aos momentos para higiene das mãos, os recomendados pela OMS, lembra que citamos a pouco?
Quando precisamos lavar as mãos?
1 Antes de contato com o paciente QUANDO? Higienize as mãos antes de entrar em contato com o paciente.
POR QUÊ? Para a proteção do paciente, evitando a transmissão de microrganismos presentes nas mãos do profissional e que podem causar infecções.
2 Antes da realização de procedimento asséptico
QUANDO? Higienize as mãos imediatamente antes da realização de qualquer procedimento asséptico.
POR QUÊ? Para a proteção do paciente, evitando a transmissão de microrganismos das mãos do profissional para o paciente, incluindo os microrganismos do próprio paciente.
3 Após risco de exposição a fluidos corporais
QUANDO? Higienize as mãos imediatamente após risco de exposição a fluidos corporais (e após a remoção de luvas).
POR QUÊ? Para a proteção do profissional e do ambiente de assistência imediatamente próximo ao paciente, evitando a transmissão de microrganismos do paciente a outros profissionais ou pacientes.
4 APÓS CONTATO COM O PACIENTE
QUANDO? Higienize as mãos após contato com o paciente, com as superfícies e objetos próximos a ele e ao sair do ambiente de assistência ao paciente.
POR QUÊ? Para a proteção do profissional e do ambiente de assistência à saúde, incluindo as superfícies e os objetos próximos ao paciente, evitando a transmissão de microrganismos do próprio paciente.
5 Após contato com as áreas próximas ao paciente
QUANDO? Higienize as mãos após tocar qualquer objeto, mobília e outras superfícies nas proximidades do paciente – mesmo sem ter tido contato com o paciente.
POR QUÊ? Para a proteção do profissional e do ambiente de assistência à saúde, incluindo superfícies e objetos imediatamente próximos ao paciente, evitando a transmissão de microrganismos do paciente a outros profissionais ou pacientes.
Coronavírus, o que é?
No entanto, afinal o corona vírus o que é?
Ele pertence a uma família de vírus que ocasionam infecções respiratórias, podendo em alguns casos ser grave.
No entanto, o corona vírus no Brasil ainda está em fase inicial de expansão.
Por outro lado o corona vírus Itália já fez muitas vítimas fatais.
A doença COVID-19 causada pelo corona vírus, surgiu na China.
Durante a vida certamente uma pessoa será infectada pelo vírus, no entanto os tipos são diversos, alguns mais amenos e outros com apresentação de sintomas mais graves.
Agora que você já sabe corona vírus o que é, vamos apresentar os sintomas.
Coronavírus, sintomas?
Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.
Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:
- Febre
- Tosse
- Dificuldade para respirar.
Como está a situação do coronavirus Brasil?
Para esclarecer o corona vírus Brasil, relatamos que os dados fornecidos pelo Ministério da Saúde são de mais de 40 mortes e quase 3 mil casos confirmados, até a data desse artigo.
Os números crescem a cada dia, o corona vírus Itália já atingiu números alarmantes, levando o país a um estado de quarentena total.
Segundo a OMS o número de casos confirmados de corona vírus é de 300 mil infectados em todo mundo.
Conclusão
Em suma, a adesão aos 5 momentos de higiene pessoal, como lavar as mãos, ainda é abaixo do esperado.
Mas tudo indica que com a ajuda de todos passaremos por essa crise.
Portanto, lavar as mãos ou fazer uso do álcool em gel deve ser feito mesmo quando as mesmas não apresentarem sinais de sujeiras visíveis, ok?
0 Comentários