Coronavírus: Como Diagnosticar

Coronavírus: Como Diagnosticar

Aprenda o que é o coronavírus como diagnosticar, bem como quando e como o vírus surgiu, quais os sintomas que ele causa,e as formas de prevenção.

Coronavírus: Como Diagnosticar

A princípio, é de conhecimento geral que o mundo todo foi assolado por um novo vírus. Conhecido cientificamente como Covid-19, ou popularmente como coronavírus. A saber se trata de um grupo de vírus que causam doenças que poder ir desde um resfriado até síndromes respiratórias agudas.

Ao proposito, o novo coronavírus teve seu primeiro caso relatado na cidade de Wohan na China. Mas especificadamente no dia 31 de dezembro de 2019, isso mesmo na véspera do ano novo o Covid-19 fez sua primeira aparição. Eventualmente desde o seu relato ele se espalhou por toda China.

De uma proporção inestimável o vírus acometeu vários países no mundo todo. Hoje tem-se coronavírus na Itália, coronavírus no Brasil, coronavírus em pelo menos 27 Países. Inegavelmente nos locais em que Covid-19 passa ele deixa vários doentes e por consequência um grande número de mortos.

Coronavírus como surgiu:

De fato, conforme o que foi mencionado acima, o vírus teve seu primeiro caso descoberto na China. As pessoas que foram diagnosticadas com o Covid-19 frequentavam uma feira de animais vivos. De tal forma a ideia inicial é de que o coronavírus tenha sido transmitido desses animais para humanos.

A saber se tratavam de bichos exóticos que estavam sendo comercializados no País para consumo.

O que é:

O novo coronavírus, ou Covid-19 pertence a uma família de vírus que são denominadas como Coronaviridae. Essa nova família de vírus causa doenças que podem variar de um leve resfriado até um grande problema respiratório.

Coronavírus quais os sintomas:

Afinal quais são os sintomas causados pelo coronavírus, como diagnosticar o Covid-19 pelos sintomas. Descubra agora quais são os principais problemas apresentados por quem contraiu o vírus.

Sintomas mais comuns do Covid-19:

  1. Febre acima de 37º Graus
  2. Tosse seca
  3. Cansaço
  4. Coriza
  5. Dores no corpo e mal estar
  6. Dor ou inflamações na garganta
  7. Dor de cabeça
  8. Falta de ar
  9. Dificuldade Respiratória
  10. Alguns pacientes podem apresentar diarreia

Se você estiver com todos esses sintomas é bom ficar em alerta, contudo não se desespere. Afinal pode ser que você esteja com uma gripe ou resfriado. A saber o novo coronavírus demora de 2 a 14 dias desde que está no organismo para apresentar os primeiros sintomas.

Formas de contaminação:

Certamente que o contagio pelo vírus se da tanto pelo ar, como pelo contato pessoal. De tal maneira pode acontecer através de contato com secreções contaminadas, sendo que essas secreções podem ser tosse, espirro, catarro.

Coronavírus: Como Diagnosticar

Além dessas a contaminação pode se dar pelo contato pessoal muito próximo como ate mesmo por aperto de mãos. Outra maneira é através do toque em superfícies infectadas e posteriormente levar a mão na boca, no nariz, nos olhos ou em outras áreas mucosas do corpo.

Coronavírus como diagnosticar:

De fato, os sintomas causados pelo coronavírus são similarmente parecidos com os de uma gripe. No entanto existem algumas formas para saber como diagnosticar o coronavírus e diferenciar um caso de outro.

Primordialmente para auxiliar na identificação um fator que faz muita diferença é saber se o paciente esteve ou não em outros Países. Bem como em cidades com alto índice da doença. Só para ilustrar o coronavírus na Itália tomou grande proporção e o numero de mortos pelo vírus estão em cerca de 6.078 pessoas.

Assim sendo, um paciente que veio do País com esses sintomas tem grandes chances de estar com o Covid-19. Outro exemplo são os casos de coronavírus no Brasil como no Estado de São Paulo que está com aproximadamente 36 mortes confirmadas, e cerca de 745 pacientes com o vírus.

O Ministério da Saúde do Brasil, a fim de evitar aglomerações nas redes de saúde criou um teste online realizado por um aplicativo de celular. De tal sorte a pessoa pelo próprio aplicativo verifica se os seus sintomas são pertinentes ao Covid-19. E se precisa realmente se dirigir ao posto de saúde, visto que caso não esteja de fato com o vírus ir ao hospital pode lhe fazer adquirir.

Ou caso esteja de fato com o coronavírus mais possui sintomas leves e ir ao posto de saúde pode transmitir a outras pessoas que compõe grupo de risco. Dessa maneira alarmando e espalhando ainda mais o vírus.

No entanto o diagnostico certeiro só pode ser feito através da coleta dos materiais respiratórios. Colhendo o suficiente para gerar duas amostras eles são encaminhados para o Laboratório de Saúde Pública. E é ele quem gera o resultado se o é positivo ou negativo para o Covid-19.

Por fim essa é a forma de diagnosticar o coronavírus.

Formas de Prevenção:

Finalmente agora, que você já sabe como surgiu, o que é, quais sintomas e como diagnosticar o coronavírus se atente para as formas de se prevenir contra a doença. Para que o coronavírus no Brasil não se alastre como o Covid-19 na Itália precisamos tomar cuidado. Veja as formas de precaução.

Coronavírus: Como Diagnosticar

  1. Evite aglomerações, bem como não fique em ambiente fechado com grande quantidade de pessoas.
  2. Obedeça às recomendações da Organização Mundial da Saúde
  3. Lave as mãos ate o pulso com água corrente e sabão
  4. Higienize as mãos com álcool em gel 70%
  5. Quando tossir ou espirrar não cubra com as mãos, tampe com os braços
  6. Se conter algum sintoma do vírus utilize mascara
  7. Não fique tocando o rosto com as mãos, bem como evite tocar nariz, boca, olhos e ouvidos
  8. Limpe com álcool objetos que usa constantemente, por exemplo celulares, canetas e outros
  9. Não compartilhe itens de uso pessoal, desde talheres a toalhas
  10. Evite sair de casa, não cumprimente os outros com apertos de mão nem abraços e beijos
  11. Tente manter contato pessoal apenas com as pessoas que vivam no mesmo grupo familiar, ou seja na mesma casa que você
  12. Tenha uma alimentação saudável, bem como consuma alimentos que aumentem a imunidade.

De tal sorte, seguindo essas orientações você não só se previne do Covid-19 bem como cuida de todos a sua volta.

Grupos de Risco:

Existem algumas pessoas que possuem um risco maior caso sejam contaminadas pelo coronavírus. Entre elas as pessoas que tem doença crônica, por exemplo hipertensão ou asma. Bem como fumantes visto que sua capacidade pulmonar já e prejudicada pelo uso regular de cigarros.

Outros que compõe o grupo são aqueles que tem doença renal crônica, ou quem possui doença cardiovascular, os diabéticos também precisam redobrar seus cuidados. De maneira idêntica os idosos também são de risco.

Hora de colocar em pratica:

Agora você já sabe como diagnosticar o coronavírus, e tudo que precisa sobre o covid-19. Chegou a hora de colocar as formas de prevenção em pratica. Não vamos que deixar que o coronavírus no Brasil deixe tantos mortos e doentes como o coronavírus na Itália fez.

 

 

 

 

 

 

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *